segunda-feira, 23 de maio de 2011

[Fazendo Pipoca] Diretor de fotografia... hã?

Quem será essa pessoa misteriosa?
Se você é aquela pessoa que cansa de ver filmes, novelas, séries e coisas do gênero, vê escrito no começo ou nos créditos do filme: Diretor(a) de Fotografia: Fulano(a) de tal... e aparece um ponto de interrogação na sua cabeça com o seguinte questionamento: Como assim fotografia se não tem foto?
Raaah! Você não está sozinho.
Vou explicar quem é esse sujeito enigmático!
Para isso vou fazer uma breve linha do tempo para que se entenda melhor passo a passo.
Em 1820 surgiu a fotografia. Alguns anos depois, em 1895 surge então o cinema com uma máquina de filmar/projetar e tirar fotos. Tirar fotos? É isso mesmo.
Saiba que a câmera convencional usada para filmagens é sim uma 'máquina de tirar fotos'!
Portanto, temos que a imagem cinematográfica é em sua essência uma imagem fotográfica.
Quando a câmera filma, ela nada mais nada menos tira fotos numa sequência surpreendentemente rápida fazendo com que seja captado todo e qualquer tipo de movimentação.
Um exemplo claro disso é o que a maioria dos cartunistas fazem. Eles desenham uma série de desenhos iguais trocando apenas a direção de um braço, movimento da boca e/ou perna repetidas vezes, e após obtiverem um número de cópias relevantes, juntam todos os papéis em ordem e os folheia. O que nós temos? O desenho em movimento. É a mesma projeção numa câmera.
Portanto, um diretor de fotografia cuida de tudo que está veinculado à imagem. Seja a escolha dos filmes ou vídeos, a escolha das lentes da câmera, velocidade de captação, exposição de imagem, luz e etc.
Eis o mistério revelado!

1 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.