sábado, 4 de junho de 2011

[Fazendo Pipoca] Cannes x Oscar

Pôs o milho pra estourar? Então é hora de um assunto!
O do momento é: Cannes e Oscar, quem são esses caras? Caras? O que que é isso? Como funciona? Vamos lá!
                   Fazendo um breve retrospecto...
Cannes é um festival de cinema criado em 1946 e é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. (via wikipédia)
O Festival de Cannes é o mais importante do mundo cinematográfico, pelo menos no meu ponto de vista.
Acho que em relação ao Oscar ele é 'menos injusto' porque trata o cinema como arte, e não como comércio, como deixa transparecer o Oscar. Tem filmes, diretores e atores do mundo inteiro.
Diferentemente do Oscar, esse festival leva em conta alguns aspectos super particulares como a influência autoral do diretor sobre o resultado final e a sua particularidade. Por isso muitos filmes que dispuram a Palma de Ouro participam somente desse festival.

Cannes premia: Melhor: atriz, ator, diretor, roteiro, curta-metragem e ainda conta com outros prêmios, como prêmio câmera de ouro, prêmio de júri e grande prêmio.

     Fazendo outro breve retrospecto...
Os prêmios Oscar são entregues anualmente pela Academy Awards (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia. A 1ª Entrega dos Prêmio da Academia aconteceu em 16 de maio de 1929.
Concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia, e os membros da Academia indicam os cinco selecionados para a escolha final dentro de sua própria categoria -atores indicam atores, diretores indicam diretores... (via wikipédia)
Acho que o Oscar é um pouco a indústria de cinema dos Estados Unidos, como já disse, um pouco comercializado. Mas tem lá todo seu charme, sua beleza e status.
Eu não me importaria nem um pouco de ganhar um Oscar. Acho que você também não, né?
Quando você olha a capa de um dvd ou quando procura informações sobre algum filme na internet, a grande maioria terá dizendo: ganhador de X oscar(s).

O Oscar premia:
Melhor: Filme, diretor, ator/atriz (coadjuvante também), roteiro original/adaptado, efeitos especiais, fotografia, mixagem e edição de som, animação, filme estrangeiro, direção de arte, figurino, montagem, maquiagem e trilha sonora.
É uma diferença 'básica' entre ambos, mas bem relevante.
O que é indiscutível é a importância que ambos possuem cinematograficamente falando.
Estão sempre querendo lançar filmes que superem expectativas visando não só a satisfação do público, mas também prêmios, claro. Por conta disso, a tendência é sempre na linha evolucionária.
Quem ganha com isso somos nós mesmos, o cinema vem numa crescente maravilhosa!
É isso... gostaram?
Estou no twitter, respondo de volta, sigo de volta, aceito críticas e sugestões.
Foi um prazer inenarrável!

2 comentários:

Érica Neves 7 de junho de 2011 às 18:39  

;D

Uaal!
Adorei saber de todas essas informações que desconhecia.
Adorei o blog e tudo que nele é discutido... Até a próxima.

Beijos!

Unknown 4 de abril de 2013 às 21:51  

Oi, eu estou fazendo um trabalho escolar sobre os temas citados e descobri muita coisa que não sabia sobre eles, especialmente o Oscar.
Sabe, quantas vezes o Oscar premiou um filme estrangeiro? Muito poucas, não é? Desde 2009 até esse ano, apenas um filme não americano foi premiado (O discurso do Rei, 2011 - Reino Unido). Já em Cannes, fazendo comparação com o mesmo período de tempo, premiaram filmes de diversos países (incluindo os EUA). Levando em conta que os filmes do Oscar são ótimos, mas o de Cannes são uma coisa que a gente leva pro resto da vida, mas são muito menos conhecido.
"Mas... Porquê?", você pergunta. "Fácil", eu respondo.
O Oscar nada mais é que um dos muito meios dos EUA chamarem a atenção para si e se vangloriarem ainda mais.Pesquisem quais os filmes ganhadores do Cannes e procurem saber quem já os viu e em quantas salas de cinema foram distribuídas.Depois faça o mesmo com o Oscar e passe a diante. Você que acha os Estados Unidos um país perfeito saiba que está errado. Você que já sabe dos podres dele, fique com mais este de presente.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.