quarta-feira, 29 de junho de 2011

Filmes VS Livros

Olá pessoas!

Liga o dvd, pega o cobertor (porque tá um frio do cão!) e pula no sofá que tá na hora de cinema galera!

Hoje vamos falar de Livros que viraram Filmes?

Temos tantos exemplos como "Harry Potter", "As Crônicas de Nárnia", "Alice no País das Maravilhas", "Querido John", "Diários de uma Paixão", "O Caçador de Pipas", "Crepúsculo", "O Menino de Pijama Listrado", "Marley e Eu", "O Diário da Princesa", "Percy Jackson - O Ladrão de Raios", "O Código Da Vince", "Anjos e Demônios" e por aí vai...

Eu vou aproveitar a coluna da minha amiga Paty, que nessa semana fala sobre trailers, sinopses e capas que nos enganam, tanto para o bem, quando para o mal. Nesse embalo, falarei sobre quando isso acontece com os livros que viram filmes.

Vamos lá, quantos livros vocês leram e quando souberam que ia sair o filme do livro falaram: "Meu Deus! Vai ser o melhor filme do mundo!"?
Pois bem, eu já fiz isso várias vezes, até que eu desisti de tentar comparar os livros aos filmes.

Não vou negar que às vezes eu prefiro o livro e outras eu prefiro o filme, mas depende da situação. Devo admitir que, da lista ali em cima que eu dei para vocês, eu só li E vi: "Harry Potter", "Alice no País das maravilhas", "Querido John", "Crepúsculo", "O Diário da Princesa" e "Marley e Eu" (os outros da lista não tive a oportunidade de ler os livros! :(

Eu tenho um pequeno problema com "Harry Potter", não falo sobre nenhum dos filmes ou livros, porque eu cresci junto com eles, então tenho um carinho enorme por essa história. Pulemos ela. ;D

Sinceramente, "Querido John" e "Crepúsculo" (toda a saga já lançada até agora) nenhum deles me alegrou, falo dos filmes. Eles não têm nada a ver com os livros. Os livros de "Crepúsculo" são até legais e bem melhores que os filmes. Nos longa-metragens, eu já achei vários erros de gravação, edição e até cordas aparecendo (sim, em "Lua Nova" aparece a corda nas costas do Robert Pattinson). Tirando que eu não acho a direção deles tão boa assim. Poderiam fazer melhor com todo o dinheiro que possuem. Mas eu sou apenas uma estudante de comunicação social, que pretende fazer cinema. Com isso, minha opinião ainda não tem muita força. Quanto ao "Querido John", a direção até que é boa, mas, apesar de achar o livro e o filme melosos demais, o livro ainda é um pouco melhor.

"O Diário da Princesa" distorce algumas coisas que tem no livro, mas mesmo assim, achei o livro e o filme fantásticos. Aliás, é Anne Hathaway e Julie Andrews juntas!

"Alice no País das Maravilhas", eu acho perfeito e bem parecido com o livro e O desenho. Até porque, o filme do Tim Burton não deveria se chamar: "Alice no País das Maravilhas" e sim: "Alice DE VOLTA ao País das Maravilhas". Mas, não vou negar que Tim Burton é um gênio e fez do filme uma linda obra com a história. (Sim, sou fã do Tim Burton!)

Pra finalizar, "Marley e Eu". Não tenho N-A-D-A contra esse filme. Conheço o livro de cabo a rabo. Li pelo menos umas 4 vezes e achei que o filme foi fiel a obra literária. Ok, ok! Nem tão fiel assim. Achei que algumas cenas foram deixadas de lado e se fossem maiores, seriam engraçadíssimas, mas o filme ficaria muito grande. Mesmo com todos os seus defeitos, esse é o que menos deixa a desejar dessa lista que eu falei, conseguindo, ao meu ver, transpor toda a carga emocional do livro.

E vocês? Que livro leram, pensaram que ia ficar legal filmado e se decepcionaram?
Podem contar que eu vou ficar feliz, gosto de trocar idéias com vocês :D


É isso, galera! Espero que vocês tenham gostado desse post. Qualquer coisa grita aí nos comentários.

Pode elogiar, reclamar, brigar, opinar... E, se quiser, eu tô no twitter: @luly_albacete. Só tweetar que eu respondo!

Eu estava pensando em indicar um filme por post. Sempre filmes que tenham a ver com o post que fiz no dia. Será que funciona?

O indicado de hoje é:  MARLEY E EU.

vamos ver no que vai dar! :)


 Agora é só apertar o Play e divirtem-se com o filme que vai passar!

Read more...

sábado, 25 de junho de 2011

[Fazendo Pipoca] Trailers, sinopses e capas

                                   Hmmm, tô sentindo cheiro de pipoca!
Mas... a pergunta que não quer calar: quem nunca foi enganado por um trailer, capa ou sinopse?
Acho que ninguém, tanto engano para o "bem", quanto engano para o "mal".
Como assim? Se liga aí...
Imagina a situação: Você está no cinema, ou em casa assistindo tv/dvd e passa um trailer de um filme qualquer.
Você provavelmente vai pensar: 'Esse filme aí parece ser muito bom! Quero ver.'
Ou então... 'Putz, esse filme parece ser uma bosta, nem vale minha atenção.'
O mesmo acontece com a capa e a sinopse.
Já se deparou com aquele dvd que tinha uma capa super criativa, chamativa e pensou que o conteúdo
do dvd seria top, e quando assistiu, se decepcionou? Ou então pegou aquela capa, aquele dvd simples, furreca à primeira vista e simplesmente se apaixonou?
Aconteceu com meu querido Marcus Lazaro, que recentemente me deu este depoimento:
'Olha, fui enganado pelo nome e por uma capa de um filme: http://filmow.com/o-filho-de-rambow-t8633/
Não dava nada por esse filme, tanto pelo seu nome, quanto pela sua capa.
Me enganei, ele é muito bom!'
É, meus caros, é mais comum do que pensamos.
E a sinopse? Ah... essa aí tem o dom da farsa!
Quem escreve a sinopse sabe muito bem o que está escrevendo e como está escrevendo para enfeitiçar o público e fazer com que sinta vontade de assistir o filme.
É um grande exercício de hipnose mesmo.
Isso faz parte do cinema, é a tal história "cada um vende seu peixe como pode e da forma que pode, o importante é vender o peixe".
Sinceramente? Acho que sinopse, trailer e capa mereciam um prêmio. Não precisa ser o Oscar ou a Palma de Ouro, basta um prêmio para dar reconhecimento ao trabalho, até porque a influência desses três meios é muito grande na hora de decidir assistir ou não determinado filme. Ou seja, tem um papel fundamental.
Minha dica é: não se deixe enganar... ou deixe!
É muito mais gostoso assistir um filme pensando que não é bom, e se deparar com aquele suspiro, aquele envolvimento e abstração durante seu desenrolar, do que se decepcionar.
Mas minha dica na verdade nem era aquela... é essa aqui: assista filme, qualquer um, sem preconceito com capa, trailer ou sinopse.
Veja pelo roteiro, pelo diretor, pelos atores, veja por você, por diversão, por prazer!

Curtiu? Compartilha com a galera no Facebook e no Twitter!
Tem Twitter e quer falar comigo?
Tô lá: @PatyEM, aceito críticas, sugestões, respondo e sigo de volta.
Ah!!! A pipoca já está pronta, vamos ao filme!
Até a próxima.


Read more...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Minuto Cinéfilo #004 - Defendor

Read more...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Minuto Cinéfilo #003 - X-Men: Primeira Classe

Dessa vez eu faço um breve comentário sobre o novo filme do X-men que está atualmente em cartaz nos cinemas. Confiram!



COMENTEM!!!

Read more...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cena da Semana #004 - Bruce Lee x Chuck Norris

Pessoal, desculpem-me o atraso na postagem desse cena da semana. Tive alguns problemas com câmera aqui em casa, mas já foi resolvido.

Essa edição vai ser um pouco diferente, é uma cena só e ela é um pouco extensa. Pra quem já ouviu falar, mas nunca a oportunidade de assistir, segue o novo Cena da Semana com a famigerada luta entre Bruce Lee e Chuck Norris. CONFIRAM:




COMENTEM!!!

Read more...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

[COMENTANDO] Cine Majestic

Não podia deixar de comentar sobre esse filme aqui. Com certeza, entra no Top 3 do Jim Carrey. No páreo junto com ele: "Brilho Eterno de uma mente sem lembranças" e "O mundo de Andy".

MINHA SINOPSE:
Carrey interpreta Peter Appleton, um roteirista hollywoodiano, em plena década de 50, que é acusado injustamente de alusão ao comunismo em seu novo trabalho, o que faz com que perca seu emprego. Como disgraça pouca é bobagem, seu carro cai em um rio, e ele acorda numa pequena cidade sem memória.

Todos habitantes daquela cidade o confundem com Luke Trimble, filho do dono do Majestic, o cinema da cidade, que havia fechado após a 2ª guerra mundial. Seu suposto pai, Harry Trimble, animado com a volta do 'filho', decide reabrir o cinema.

Em meio a todo esse processo de reforma do cinema, Luke (ou Peter, como preferirem), começa a perceber a verdadeira magia do cinema e o que ele proporciona para aquela pequena cidade.


COMENTÁRIOS:

Jim Carrey em uma de suas melhores atuações (que eu vi, claro). Para quem acha que ele é apenas um ator de comédia bonachona, muda de opinião imediatamente ao ver esse filme.

Talvez não seja um filme que qualquer pessoa goste, mas, com certeza, os apaixonados por cinema se encantam ao vê-lo. Sempre é bom ver filmes que valorizam a 7ª arte dessa maneira.

COM TODA CERTEZA EU RECOMENDO!!!


Read more...

sábado, 4 de junho de 2011

[Fazendo Pipoca] Cannes x Oscar

Pôs o milho pra estourar? Então é hora de um assunto!
O do momento é: Cannes e Oscar, quem são esses caras? Caras? O que que é isso? Como funciona? Vamos lá!
                   Fazendo um breve retrospecto...
Cannes é um festival de cinema criado em 1946 e é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. (via wikipédia)
O Festival de Cannes é o mais importante do mundo cinematográfico, pelo menos no meu ponto de vista.
Acho que em relação ao Oscar ele é 'menos injusto' porque trata o cinema como arte, e não como comércio, como deixa transparecer o Oscar. Tem filmes, diretores e atores do mundo inteiro.
Diferentemente do Oscar, esse festival leva em conta alguns aspectos super particulares como a influência autoral do diretor sobre o resultado final e a sua particularidade. Por isso muitos filmes que dispuram a Palma de Ouro participam somente desse festival.

Cannes premia: Melhor: atriz, ator, diretor, roteiro, curta-metragem e ainda conta com outros prêmios, como prêmio câmera de ouro, prêmio de júri e grande prêmio.

     Fazendo outro breve retrospecto...
Os prêmios Oscar são entregues anualmente pela Academy Awards (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia. A 1ª Entrega dos Prêmio da Academia aconteceu em 16 de maio de 1929.
Concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia, e os membros da Academia indicam os cinco selecionados para a escolha final dentro de sua própria categoria -atores indicam atores, diretores indicam diretores... (via wikipédia)
Acho que o Oscar é um pouco a indústria de cinema dos Estados Unidos, como já disse, um pouco comercializado. Mas tem lá todo seu charme, sua beleza e status.
Eu não me importaria nem um pouco de ganhar um Oscar. Acho que você também não, né?
Quando você olha a capa de um dvd ou quando procura informações sobre algum filme na internet, a grande maioria terá dizendo: ganhador de X oscar(s).

O Oscar premia:
Melhor: Filme, diretor, ator/atriz (coadjuvante também), roteiro original/adaptado, efeitos especiais, fotografia, mixagem e edição de som, animação, filme estrangeiro, direção de arte, figurino, montagem, maquiagem e trilha sonora.
É uma diferença 'básica' entre ambos, mas bem relevante.
O que é indiscutível é a importância que ambos possuem cinematograficamente falando.
Estão sempre querendo lançar filmes que superem expectativas visando não só a satisfação do público, mas também prêmios, claro. Por conta disso, a tendência é sempre na linha evolucionária.
Quem ganha com isso somos nós mesmos, o cinema vem numa crescente maravilhosa!
É isso... gostaram?
Estou no twitter, respondo de volta, sigo de volta, aceito críticas e sugestões.
Foi um prazer inenarrável!

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.